Diretoria, Conselhos e Comitês

Diretoria

  • + Marcelo Damus Abdo Chief Executive Officer (CEO)
  • + Alessandro Henrique Flamini Chief Financial Officer (CFO)
  • + Thaís Balbão Clemente Bueno de Oliveira Diretora de Assuntos Regulatórios
  • + Bárbara Tamara Mendes Caetano Diretora de Supply Chain
  • + Luciana D'Elboux Lourenço Diretora de Recursos Humanos
  • + José Edson de Carvalho Diretor Industrial
  • + Soshiro Nakaoka Diretor de Planejamento Estratégico
  • + Leonardo Campos Araújo Diretor de P&D, PDI e Inovação
  • + Eduardo Roncaglia Diretor de Controladoria
  • + Guilherme Galvão Diretor de Marketing
  • + José Frugis Filho Diretor Comercial - Brasil
Marcelo Damus Abdo Fechar
Chief Executive Officer (CEO)

Marcelo Abdo, atual CEO da Ourofino Agrociência, juntou-se aos sócios fundadores da companhia para estruturar sua área financeira desde seu início, em 2010. Com experiência de mais de 24 anos no mercado financeiro, ocupou diversas cadeiras em sua carreira pelo Banco do Brasil. Marcelo foi o principal responsável pela condução do M&A com os atuais sócios da Ourofino, Mitsui & Co., Ltd. e Ishihara Sangyo Kaisha, Ltd.
Marcelo é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui programas executivos e de pós-graduação na ESALQ-USP, FIA-USP e FGV.

Alessandro Henrique Flamini Fechar
Chief Financial Officer (CFO)

Alessandro Flamini integra o time de executivos da Ourofino Agrociência desde 2011, sendo atualmente CFO da companhia e responsável pelas áreas de Crédito e Cobrança, Operações Estruturadas, Tesouraria, Controladoria, Jurídico, TI e Fiscal. Flamini traz em sua bagagem 10 anos de experiência em Crédito e Cobrança na Bayer Crop Science.
Flamini é administrador de empresas pela Universidade Paulista (UNIP) e possui programas de educação executiva no Insper e Fundação Dom Cabral (FDC).

Thaís Balbão Clemente Bueno de Oliveira Fechar
Diretora de Assuntos Regulatórios

Regulatórios
Thaís Clemente integra o time da Ourofino Agrociência desde o início da operação. Atualmente como Diretora Executiva de Assuntos Regulatórios, conduz a gestão estratégica do portfólio de produtos da companhia. Atua na Ourofino desde 2006, acumulando mais de 16 anos de experiência no setor.
Thaís é Eng. Agrônoma e mestre em fisiologia vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com programa de estágio na University of Florida (EUA). Possui MBA Executivo e especialização em gestão estratégica de inovação pela Fundação Dom Cabral (FDC).

Bárbara Tamara Mendes Caetano Fechar
Diretora de Supply Chain

Bárbara Mendes juntou-se ao time de executivos da Ourofino Agrociência em 2019. Atualmente ocupa a cadeira de Diretora de Procurement, ficando a frente de toda a cadeia de suprimentos e negócios com terceiros (B2B). Antes da Ourofino Agrociência, atuou por 10 anos na Ourofino Saúde Animal, como Gerente de Comércio Exterior, além de uma passagem pela Gnatus Equipamentos Odontológicos.
Bárbara é graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade de Franca e possui MBA em Business Management pela University of Teramo (ITA) e em Marketing pela FUNDACE-USP.

Luciana D'Elboux Lourenço Fechar
Diretora de Recursos Humanos

Luciana D’Elboux juntou-se ao time de executivos da Ourofino Agrociência em 2021, assumindo o desafio da Gestão de Pessoas e Performance Social da companhia, como Diretora. Com vasta experiência em gestão de pessoas, comunicação corporativa, responsabilidade social e jornalismo, traz na bagagem passagens relevantes pela Biolab Farmacêutica (8 anos), Otis Elevadores e Plascar.
Luciana é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) e possui programas de especialização e MBA pela Business School São Paulo (BSP), FGV, UNIP e Cásper Líbero, nas áreas de gestão de recursos humanos, gestão de negócios e comunicação organizacional.

José Edson de Carvalho Fechar
Diretor Industrial

José Edson Carvalho passou a integrar o time de executivos da Ourofino Agrociência em 2019, na cadeira de Diretor Industrial, à frente de toda gestão de produção da companhia. Antes da Ourofino, acumula 37 anos de experiência no setor, com passagens relevantes pela Albaugh Brasil e Syngenta Crop Protection.
Edson é graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA’s em Administração de Empresas e Gestão da Produção pela FGV, além de especializações pela University of Warwick (UK) e INSEAD, em Supply Chain.

Soshiro Nakaoka Fechar
Diretor de Planejamento Estratégico

Soshiro Nakaoka faz parte do quadro de executivos da Ourofino Agrociência desde 2019, como Diretor de Planejamento Corporativo. Iniciou sua carreira na Mitsui & Co. em 2010. Acumula experiências no time global de finanças da Mitsui, com passagens por Moçambique, Japão e Brasil e participou ativamente da condução do M&A entre Mitsui/ISK e Ourofino.
Nakaoka é graduado em Sociology pela Yokohama National University, no Japão e cursa MBA em Agronegócios pelo PECEGE/ESALQ.

Leonardo Campos Araújo Fechar
Diretor de P&D, PDI e Inovação

Leonardo Araújo juntou-se ao corpo diretivo da Ourofino Agrociência em 2020, como Diretor de Marketing, P&D e PDI, sendo responsável por toda gestão de portfólio, acesso a mercado, pricing e inteligência competitiva da companhia. Com vasta experiência no setor, Araújo teve passagens pela Nortox e conta com mais de 15 anos de Iharabras nas áreas Comercial e Marketing.
Araújo é Eng. Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura e Ciências de Machado (ESACMA), possui MBA em gestão empresarial com ênfase em estratégia pela FGV e MBA Internacional em Business and Management pela University of California, Irvine (UCI).

Eduardo Roncaglia Fechar
Diretor de Controladoria

Eduardo Roncaglia de Carvalho passou a integrar o time de executivos da Ourofino Agrociência em 2023, na posição de Diretor de Controladoria, á frente das áreas de Contabilidade, Fiscal, Tesouraria, Facilities e Planejamento Financeiro (FP&A). Acumula 20 anos de experiencia no setor, com passagens relevantes pela Bayer, CCAB Agro e Valoriza Agronegócios em diversas posições na área financeira com escopo tanto Brasil como América Latina.

Eduardo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Finanças Corporativas pela FGV e certificado pela Fundação Dom Cabral no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC).

Guilherme Galvão Fechar
Diretor de Marketing

Guilherme Galvão integrou o time de gestores executivos em setembro de 2023. Como diretor de Marketing, Galvão assumiu a liderança das áreas de Clientes, Produtos, Desenvolvimento de Mercado, Negócios e Comunicação.

Guilherme possui mais de 20 anos de experiência em multinacionais nas áreas de agronegócio e tecnologia. É formado em Engenharia Agronômica pela USP e possui MBA executivo pela Business School São Paulo (BSP).

José Frugis Filho Fechar
Diretor Comercial - Brasil

Assumindo a posição de Diretor Comercial a nível Brasil em abril de 2024, José Frugis Filho lidera toda a força de vendas da empresa de origem brasileira. O diretor possui sólidos conhecimentos no mercado de proteção de cultivos, sementes e acesso ao mercado, com atuação em todo território nacional nas áreas de marketing e vendas.

Frugis é engenheiro agrônomo, possui especialização em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e conta com mais de 20 anos de experiência no agronegócio.

Conselho de Administração

Nome
Jardel Massari Sócio-Fundador

Sócio-Fundador

Norival Bonamichi Sócio-Fundador

Sócio-Fundador

Hitoshi Kudo Mitsui

Hitoshi Kudo é atualmente o gerente geral da divisão de Agriscience da Mitsui & Co. e conselheiro de administração da Ourofino Agrociência. É Bacharel em economia pela Hitotsubashi University do Japão, possui 11 anos de experiencia na área financeira no Dai-Ichi Kangyo Bank e MBA pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Começou sua carreira na Mitsui & Co., em 2003 e a partir de 2007, foi o gerente responsável pelo departamento de desenvolvimento dos negócios químicos da divisão química da Mitsui em Nova York. Ao longo da sua carreira, realizou vários projetos de M&A na divisão de Agriscience da Mitsui, onde permanece desde 2019.

Hiroyuki Honda Mitsui

Hiroyuki Honda é atualmente gerente geral adjunto na divisão de químicos da Mitsui Nova York e conselho de administração da Ourofino. É Bacharel e possui mestrado na Divisão de Química de Ciências Aplicadas pela Universidade de Osaka, no Japão.

Começou sua carreira na Mitsui & Co. em 1994, e a partir de 2007, trabalhou como gerente geral no departamento de Nutrição e Ciência da divisão química da Mitsui Nova York. Em 2012, liderou os negócios intermediários químicos agrícolas do departamento de Agriscience da Mitsui. Em 2019 ele assumiu a gerência geral do departamento de Nutrição e Agricultura da Mitsui no Brasil. Em 2021 se tornou o responsável pela estratégia dos negócios agrícolas das Américas.

Luiz Antônio do Souto Gonçalves Independente

Engenheiro Mecânico pela UERJ, com mestrado em engenharia de produção e MBA em finanças pela COPPE/UFRJ. Possui mas de 30 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais.
Fez carreira no BNDES, na BNDESPAR e nas áreas de Planejamento. Mobilidade Urbana e Capital Empreendedor, tendo sido o principal executivo da área de Private Equity e Venture Capital do BNDES, Atuou no Conselho de Administração de diversas empresas e atualmente é Conselheiro da Stara S.A, Ourofino Química S.A. e do BDMG.

Marcos Fava Neves Independente

Marcos Fava Neves é professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) em 1991, fez toda a carreira de pós graduação em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos de idade. Complementou sua pós graduação na França (1995) e na Holanda (1998/1999) em Wageningen. Desde 2006 é Professor Internacional da Universidade de Buenos Aires, desde 2013 da Purdue em Indiana (EUA), e desde 2020 da Universidade de Pretória, África do Sul. É especializado em planejamento e gestão estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial. Ajudou a montar e é acionista de 5 empresas, sendo 3 start-ups. Autor e organizador de 75 livros publicados em 10 países, e mais de 200 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais, recebendo 5.000 citações de acordo com o Google Acadêmico, um dos cientistas brasileiros mais citados mundialmente. Foi articulista do jornal China Daily de Pequim e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico tendo mais de 600 artigos de jornais publicados. Foi entrevistado por jornais como Financial Times, Wall Street Journal, CNN e realizou mais de 1.500 palestras em 22 países, sendo um dos brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente na área de agronegócios.

Shinji Tsuchiya Independente

Shinji Tsuchiya é formado em Economia pela Universidade Hitotsubashi no Japão, possui 38 anos de atuação em indústrias globais e ocupou o cargo de CEO da Mitsui Brasil até o início do ano de 2019. Em sua carreira assumiu diversas posições estratégicas, tais como: Vice COO da Mitsui Asia Pacific, Gerente Geral de Desenvolvimento de Negócios de Químicos e Vice-Presidente Sênior da Mitsui USA. Sua trajetória profissional é marcada por uma vasta experiência em comércio internacional, investimentos e desenvolvimento de negócios. É membro do COSAG (Conselho Superior de Agronegócio – FIESP) desde 2019 e diretor financeiro do Hospital Japonês Santa Cruz desde março de 2021.

Conselho Fiscal

Nome
Luiz Antônio Santos Baptista Independente
  • MBA Executivo – COPPEAD/UFRJ
  • Finanças Coorporativas – FGV/RJ
  • Administração Financeira – IBMEC/RJ
  • Graduado em Ciências Contábeis – USU – Universidade Santa Úrsula/RJ.
  • Executivo no BNDES por 35 anos, atuando em operações de participação acionária e financiamento.
  • Membro de diversos Conselhos de Administração em empresas como Vale S.A.(2004/2005), Aços Villares (2004/2005), Águia S.A.(1999), Ouro Fino Agronegócio (2013/2020),Ouro Fino Saúde Animal S.A.(2014/2020), Prati Donaduzzi(2012/2020) e Nortec Química (2012/2016).
  • Consultor de empresas responsável pela captação de recursos em financiamentos junto à instituições de fomento em apoio a vários projetos de investimentos.
  • Desenvolve estudos de viabilidade e planejamento financeiro, quantificando a necessidade de capital para crescimento, considerando também a reestruturação de passivos.
Anselmo José Buosi Independente

Empresário, Graduado em Administração (PUC-Campinas/SP), pós-graduado em Economia de Empresas (PUC-Campinas/SP), Contabilista, certificado por competência como Conselheiro Fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), certificado pela SUSEP, CRECI-SP, TJSP – perito financeiro e ANBIMA – como Consultor Financeiro; com experiência de mais de 25 anos no mercado financeiro, com ênfase nos segmentos Corporate e na gestão de grandes fortunas, Private Banking, nos Grupos BankBoston, HSBC Bank e Royal Bank of Canada.

É Conselheiro de Administração na Cooperativa de Crédito Sicoob Cooperac.

Cesar Augusto Campez Neto Independente

Empresário Contábil há mais de 40 anos, com escritório que atende a mais de 500 clientes de quase todos os ramos de atividade comercial, industrial, prestação de serviços e entidades sem fins lucrativo, com equipe de 75 pessoas.
Graduado em Técnico em Contabilidade, e Pós Graduação na FEA-USP, Administração de Empresas na Unaerp e Direito na Unip. Certificação para Conselheiro Fiscal pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Atualmente ocupando o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e Diretor Presidente Executivo (há 4 anos) além de fundador da SICOOB COOPERAC, Cooperativa de Crédito Mútuo de Ribeirão Preto e Região.

Comitês

Nome
Comitê de Ética e Compliance

Comitê de Ética e Compliance

Atribuições

  • Contribuir com a divulgação, disseminação e aplicação dos preceitos e orientações do Código de Conduta junto a seus colaboradores e terceiros;
  • Propor atualizações do Código, mediante eventual incorporação de novos conceitos e novas práticas;
  • Verificar a admissibilidade e apurar potenciais casos de desvios de conduta ética denunciados pelos canais de acesso;
  • Esclarecer dúvidas ou conflitos de interpretação sobre o Código de Conduta e suas definições, quando solicitado pelos canais de acesso;
  • Monitorar os registros de entradas de denúncias de desvios de conduta ética;
  • Avaliar a aplicação de medidas disciplinares, medidas de remediação ou quaisquer outras medidas em decorrência das apurações de denúncias de violações do Código de Conduta;
  • Aconselhar e deliberar, quando demandado, acerca de situações de potencial conflito de interesses.
Comitê de Inclusão da Diversidade

Comitê de Inclusão da Diversidade

Propósitos

  • Sermos agentes de inclusão
  • Estruturarmos programas de esclarecimento sobre diversidade e inclusão
  • Corrigirmos atitudes discriminatórias de imediato
  • Sermos os guardiões de quotas
Comitê de Inovação

Comitê de Inovação

Atribuições:

  • Analisar iniciativas relacionadas à pesquisa e desenvolvimento e inovação tecnológica, nas áreas de agronegócio e agrociência, em especial relacionadas a defensivos e nutrientes agrícolas químicos e biológicos;
  • Pesquisar e analisar plataformas tecnológicas para os diferentes departamentos envolvidos no Comitê Estratégico de Inovação;
  • Avaliar, propor, desenvolver e/ou acompanhar projetos estratégicos, propostas orçamentárias e propostas de investimentos em inovação;
  • Acompanhar a implantação de políticas e realizar as devidas recomendações e/ou orientações;
  • Assessorar a Diretoria na análise e no desenvolvimento de projetos de inovação;
  • Elaborar Planos de ação;
  • Formular recomendações a Diretoria Executiva e ao Presidente do Conselho Administrativo e acompanhar a implementação dos planos de ação aprovados pelo Comitê e Diretoria Executiva, CEO, CFO e Presidente do Conselho Administrativo;
  • Elaborar proposta de treinamentos, elaborar e acompanhar implementação de projetos de inovação.
Comitê "ESG”

Comitê “ESG”

Atribuições:

  • Avaliar as políticas gerais de ESG na Ourofino Agrociência;
  • Definição e acompanhamento de metas ESG na Ourofino Agrociência;
  • Avaliar e recomendar periodicamente a adequação à melhores práticas de governança corporativa;
  • Promover, acompanhar e zelar pela evolução e eficácia do modelo ambiental, social e de governança na Ourofino Agrociência, assegurando que todas as iniciativas estejam alinhadas às melhores práticas e em sinergia;
  • Revisar anualmente e recomendar as alterações do Relatório de Sustentabilidade;
  • Divulgar internamente e externamente as ações de ESG na Ourofino Agrociência.
Comitê Regulatório

Comitê Regulatório

Proposta: Entender os cenários e avaliar os impactos a curto prazo, registro de produtos – 1 ano;

Objetivo do Comitê:

  • Negócio: Antecipação dos impactos para a OFA;
  • Riscos: Opções e ações de mitigação;
  • Comunicação: Alinhamento com as demais aéreas do comitê;

Entregas

  • Revisão das estratégias regulatórias;
  • Priorização e compartilhamento com as demais áreas;

Resultados

  • Gestão alinhada e comprometida com as ações necessárias.